O Dia do Folclore é comemorado mundialmente em 22 de agosto. A data tem o propósito de valorizar e mostrar a importância de todas as manifestações que caracterizam a cultura popular de um país, como as lendas, canções, mitos, danças, artesanatos, brincadeiras, entre outros. Devido a sua significância e necessidade de preservação, o folclore é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial.
Dia do Folclore no Brasil
O Dia do Folclore foi oficializado em todo território brasileiro, através do Decreto n° 56.747, em agosto de 1965. Na ocasião, o então presidente militar Castelo Branco instituiu o 22 de agosto como a data que serviria de homenagens a cultura popular nacional.
No Dia do Folclore, costuma-se exaltar os elementos e tradições que fazem parte da cultura popular, como brincadeiras infantis, danças, canções, festas típicas e personagens lendários. No Brasil, essas manifestações nasceram através dos indígenas, africanos e portugueses, e estão presentes em todas as suas regiões.
Um dos aspectos mais marcantes do folclore brasileiro são as danças típicas e festas populares. Entre as mais conhecidas, inclusive internacionalmente, estão o bumba meu boi, frevo, maracatu, afoxé, Folia de Reis, festas juninas e o Carnaval – considerada a maior festividade do país. Já na vertente musical, temos uma vasta diversidade de ritmos e melodias, como é o caso do frevo, samba de roda, baião, forró, pagode, música sertaneja etc.
Fonte: educamaisbrasil.com.br