Os alunos da Escola de Educação Passo a Passo/Sistema de Ensino Poliedro de Votuporanga, Matheus de Freitas Bianchini (8º ano) e Filipe da Silva Godoi (5º ano), juntamente com sua equipe Star Bots, conquistaram uma vaga para a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL)2020/2021. Os alunos ainda garantiram o primeiro em uma das categorias, 4° na pontuação de robô e em 5º na classificação geral de todas as categorias. Parabéns garotos!
A temporada 2020/2021 faz parte do calendário do SESI Nacional e teve como pergunta-desafio: “O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar?” Batizado de “RePLAY”, o torneio tem como objetivo desafiar jovens a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. Para isso, eles aplicam conceitos de STEM na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs e colocam eles para completar missões em que o objetivo final é se divertir!
Os alunos Matheus e Filipe participam da equipe Star Bots – Campus Votuporanga, que tem como coordenadora e técnica, Isabel Cristina Passos Motta, que desde 2014 oferece as crianças e adolescentes uma oportunidade de aprender brincando e, com isso, desenvolver e estimular vocações na área de robótica. “Este é o terceiro ano que o Matheus participa do torneio, e nas três participações ele juntamente com a sua equipe, conquista primeiro lugar em uma das categorias. E é a primeira vez que ele e o Filipe vão para uma etapa nacional”, contou orgulhosa a coordenadora e técnica da equipe Star Bots de Votuporanga, Isabel.
FIRST Lego League
O FIRST Lego League “Replay” é uma competição internacional de exploração científica que virou febre entre crianças e jovens de 9 a 16 anos, de mais de 80 países. Este ano, 424 equipes disputaram as vagas, uma média de mais de 2.000 jovens entre 9 e 16 anos.